A Aproximação Facial do Crânio Atribuído a Jan Žižka (1360-1424)

_images/Zizka_cover.jpg

Cicero Moraes
3D Designer, Arc-Team Brazil, Sinop-MT, Brasil - Bacharel em Marketing, Dr. h. c. FATELL/FUNCAR (Brasil) e CEGECIS (México) - Membro da Mensa Brasil e da Intertel - Revisor convidado: Elsevier, Springer Nature, PLoS e LWW - Guinness World Records 2022: First 3D-printed tortoise shell.

Jiří Šindelář
Agrimensor, GEO-CZ, Tábor-República Tcheca

Matěj Šindelář
Especialista em Fotogrametria, GEO-CZ, Tábor-República Tcheca

Zuzana Thomová
Arqueóloga - Museu da Boêmia do Sul em České Budějovice, República Tcheca

Jakub Smrčka
Diretor do Museu Hussita em Tábor, República Tcheca

Thiago Beaini
Cirurgião Dentista, Professor Assistente - Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG

Francesco Maria Galassi
Antropólogo e Paleopatologista - Forensic Anthropology, Paleopathology and Bioarchaeology (FAPAB) Research Center, Avola, Itália
Data da publicação: 05 de outubro de 2024
ISSN: 2764-9466 (Vol. 6, nº 1, 2025)

Atenção

Este material utiliza a seguinte licença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0).

Atenção

Caso encontre algum erro no texto, sinta-se à vontade para informá-lo aos autores, o contato pode ser feito via redes sociais acadêmicas informadas no início do capítulo.

Introdução

Quem Foi Jan Žižka

Jan Žižka (c.1360-1424), foi um comandante militar nascido em Trocnov, Boêmia (atual Tchéquia). Considerado um herói nacional, liderou uma série de campanhas, dentre elas a vitória dos exércitos hussitas contra o rei Sigismundo em 1420. Žižka perdeu um dos olhos na tenra idade, em ocasião desconhecida, mas isso não o impediu de desenvolver-se na arte da guerra, revolucionando o campo bélico ao introduzir o uso de canhões montados em carroças agrícolas móveis e blindadas, considerado por alguns como o precursor do tanque de guerra. Além disso foi um dos primeiros a agrupar cavalaria, infantaria e artilharia como um corpo tático, resultando em um sistema praticamente imbatível [C_Lotha_2023]. Antes de falecer, em 1424, perdeu a visão do outro olho, mas continuou a colaborar com os seus seguidores, fazendo com que a fama de invencível no campo de batalha perdurasse até os dias atuais, tanto no contexto histórico quando popular, como é o caso do filme intitulado Medieval, baseado na sua história e que se tornou uma das produções mais vistas na plataforma Netflix no ano de 2022 [C_AH_2022].

_images/Zizka_3.jpg

Fig. 30 Jan Žižka, cabeça esculpida em pedra-pomes, séc. XVI. Wolfgang Sauber, Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hussitenf%C3%BChrer_Jan_Zizka.jpg).

A descoberta dos Restos Mortais

Jan Žižka morreu em 11 de outubro de 1424 durante a conquista do castelo de Přibyslav, que está localizado no atual território da região de Vysočina, ou seja, na fronteira tcheco-morávia. Fontes históricas afirmam que Žižka morreu devido aos efeitos de uma úlcera purulenta, enquanto muitos historiadores sugeriram que foi uma praga [C_Pekar_1927]. Um dos primeiros a se opor a essa possibilidade foi um antropólogo, Emanuel Vlček, que a partir da década de 1960 trabalhou na história da cidade. Ele lista uma série de objeções a essa afirmação - na época da morte de Jan Žižka, nenhuma epidemia de peste havia sido registrada na Boêmia. Nenhum de seus parentes que estavam presentes em sua morte contraiu a peste ou qualquer outra doença contagiosa. Vlček está inclinado à opinião dos médicos de que Žižka morreu de envenenamento do sangue após um carbúnculo não tratado (furúnculo), que pode ter parecido uma “úlcera purulenta” [C_Vlcek_1993].

_images/Zizka_2.jpg

Fig. 31 Local da descoberta do crânio atribuído a Jan Žižka. Imagem sob domínio público [C_Coletivo_1911].

O funeral de Jan Žižka ocorreu no outono do mesmo ano em que ele morreu, sendo enterrado na Igreja do Espírito Santo em Hradec Králové. O local do sepultamento ou túmulo não é mais conhecido. As antigas crônicas tchecas mencionam um túmulo no pilar direito na nave principal da igreja no lado do Evangelho [C_Porak_1980]; [C_Vlcek_1993] [C_Cerna_2003]. Depois de algum tempo, os restos mortais deveriam ser transferidos para a Igreja de São Pedro e São Paulo em Čáslav (Fig. 31). O motivo da tradução é desconhecido [C_Cornej_2019]. Em 21 de novembro de 1910, durante a reconstrução da Igreja de São Pedro e São Paulo em Čáslav, um nicho murado foi descoberto na parede norte da torre [C_Coletivo_1911]. O nicho foi encontrado 115 cm acima do pavimento existente, 115 cm de altura, 78 cm de largura e 84 cm de profundidade. O nicho continha fêmures, a parte superior de um crânio, outros fragmentos de crânio, um fragmento maior de cerâmica, possivelmente uma tigela, um pano desintegrado e talvez duas tábuas de madeira com ripas (Fig. 30) [C_Coletivo_1911] [C_Vlcek_1974]. O primeiro relatório antropológico que se concentrou no estudo de restos esqueléticos foi feito pelo fundador da antropologia tcheca, Jindřich Matiegka [C_Coletivo_1911]. No entanto, seu relatório não foi aceito por outros avaliadores, especialmente os médicos [C_Vlcek_1993]. Desde então, a calva de Čáslav (como é chamado o crânio) e outros restos esqueléticos foram tratados majoritariamente por Emanuel Vlček, que preparou uma pesquisa antropológica e médica da descoberta de Čáslav [C_Vlcek_1968].

_images/Zizka_4.jpg

Fig. 32 O crânio atribuído a Jan Žižka em meio a demais restos mortais e objetos, foto de 1910 sob domínio público (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%C4%8C%C3%A1slavsk%C3%BD_n%C3%A1lez.jpg).

Os ossos secundários no nicho descoberto em 1910 em Čáslav pertenciam a pelo menos três pessoas, e nenhum do total de 7 ossos - osso occipital, maxila, ossos nasais, costelas direita e esquerda, fêmur direito e esquerdo - pode ser atribuído à parte superior do crânio com ossos nasais e osso temporal direito, ou seja, à calva de Čáslav [C_Vlcek_1968] [C_Vlcek_1993]. Este crânio preservado consiste no osso frontal, ambos os ossos parietais e a metade superior do osso occipital. Uma parte do osso temporal direito também é preservada. Infelizmente, esses restos foram danificados secundariamente, por golpes contundentes no osso occipital e na borda superior da órbita esquerda [C_Vlcek_1993]. Danos adicionais estão relacionados à secagem rápida dos ossos do crânio e a danos mecânicos aos ossos causados pelo manuseio do crânio.

As características de identificação para determinação do sexo para o professor Vlček foram principalmente os arcos supraorbitais fortemente desenvolvidos, as protuberâncias frontal e parietal não são formadas e o processo semelhante a um mamilo no osso temporal é desenvolvido maciçamente com um entalhe profundo e com uma borda fortemente formada sobre o canal auditivo externo. Todas essas pistas falam claramente sobre o sexo masculino. Determinar a idade sobrevivente do indivíduo também foi problemático, dada a torção dos restos esqueléticos preservados na forma de um crânio. Assim, Vlček determinou a idade apenas com base no fechamento e crescimento das suturas cranianas. Segundo ele, esse indivíduo não excedeu o limite de idade madura e a idade sobrevivente foi de 50 mais ou menos 10 anos [C_Vlcek_1968] [C_Vlcek_1993].

Lesões curadas foram monitoradas no crânio usando tomografia computadorizada (TC). Estas são retalho ósseo frontal total sobre a órbita esquerda e depressão da forma arqueada. Esta alteração foi causada pela formação de uma cicatriz maciça da ferida incisional que passou pelas margens superior e inferior da órbita esquerda. Considerando o processo de cicatrização desta ferida, o antropólogo concluiu que a lesão ocorreu antes que o indivíduo tivesse completado o crescimento, entre as idades de 10 e 14 anos. Outros vestígios da lesão foram encontrados na região do arco supraorbital direito, onde foi encontrado um hematoma encapsulado em cicatrização. Esta lesão, segundo o antropólogo, foi causada pelo descolamento do periósteo da superfície do osso por um golpe contundente direcionado à região do olho direito e cicatrizou pouco antes da morte do indivíduo em estudo. Historicamente, este é o período do cerco do Castelo de Rábí em 1421 [C_Vlcek_1993] [C_Vlcek_1968].

Após a pesquisa antropológica e médica da chamada calva de Čáslav e sua identificação com eventos históricos, os antropólogos chegaram à conclusão de que se trata de uma relíquia autêntica de Jan Žižka. A pesquisa mais recente, que ainda não foi publicada na imprensa profissional, foi realizada pelo Instituto de Física Nuclear do CAS, com base no método de radiocarbono. Foi descoberto que o indivíduo em questão morreu por volta de 1424, a mesma época do famoso senhor da guerra Jan Žižka de Trocnov [C_UJ[E_2024]_.

A Aproximação Facial

Em ocasião do 600º aniversário da morte de Jan Žižka, no ano de 2024, houve uma movimentação para a apresentação de sua face, a partir dos restos mortais disponíveis. O crânio foi digitalizado pela técnica de fotogrametria e o processo foi iniciado, objetivando a revelação da face nos primeiros dias de outubro.

Materiais e Métodos

Conceitos, Software e Hardware

A reconstrução facial forense (RFF) ou aproximação facial forense (AFF) [C_Stephan_2015], é uma técnica auxiliar de reconhecimento que reconstrói/aproxima a face de uma pessoa a partir do seu crânio e é utilizada quando há escassa informação para a identificação de um indivíduo [C_Pereira_2017]. Nota-se que a técnica não se trata de identificação, como aquelas oferecidas por DNA ou análise comparativa de arcos dentários, mas sim de reconhecimento que pode levar à posterior identificação [C_Baldasso_2020].

O presente trabalho utiliza o passo-a-passo abordado em [C_Abdullah_2022] e [C_Moraes_2023], iniciado com a configuração do crânio na cena 3D, seguindo com a projeção do perfil e estruturas da face a partir de dados estatísticos, gerando o volume do rosto com o auxílio da técnica de “deformação” anatômica [C_Quatrehomme_1997] e o acabamento com o detalhamento da face, configuração dos pelos, da indumentária e geração das imagens finais.

O processo de modelagem foi efetuado no software Blender 3D, rodando o add-on OrtogOnBlender (http://www.ciceromoraes.com.br/doc/pt_br/OrtogOnBlender/index.html) e seu submódulo ForensicOnBlender [C_Pinto_2020], ambos desenvolvidos pelo primeiro autor do presente material. O programa e o add-on são gratuitos, de código aberto e multiplataforma, podendo rodar no Windows (>=10), no MacOS (>=BigSur) e no Linux (=Ubuntu 20.04).

Foi utilizado um computador desktop com as seguintes características: Processador Intel Core I9 9900K 3.6 GHZ/16M; 64 GB de memória RAM; GPU GeForce 8 GB GDDR6 256-bit RTX 2070; Placa mãe Gigabyte 1151 Z390; SSD SATA III 960 GB 2.5”; SSD SATA III 480 GB 2.5”; Water Cooler Masterliquid 240V; Linux 3DCS (https://github.com/cogitas3d/Linux3DCS), baseado no Ubuntu 20.04.

Atenção

Além da AFF o OrtogOnBlender é utilizado para o planejamento de cirurgia ortognática [C_Cunha_2020] [C_Lobo_2022], rinoplastia [C_Sobral_2021], fraturas mandibulares [C_Facanha_2021], expansores mandibulares de bebês [C_Duarte_2023], documentação urológica [C_Nascimento_2023], próteses veterinárias [C_Taub_2024], próteses faciais [C_Salazar_2022] e outros, por usuários de 30 países, contemplando 4 continentes.

Aproximação Facial Forense

_images/Zizka_0_FFA_1.jpg

Fig. 33 Reconstrução das partes faltantes do crânio.

A chamada Calva de Čáslav (Fig. 33, A) é composta por um osso frontal, ossos parietais, a escama do osso occiptal, osso temporal direito e parte da panturrilha dos ossos nasais [C_Vlcek_1984]. Por se tratar de um crânio incompleto foi necessário reconstruir a região faltante para viabilizar o processo de AFF. Um espelhamento no eixo X da estrutura permitiu uma discreta complementação estrutural, o que permitiu a visualização dos pontos orbitais frontomalares (fmo-fmo) (Fig. 33, B). Alguns pontos anatômicos foram informados (fmo-fmo, g, n) e um sistema de projeção disponível no ForensicOnBlender traçou os limites esperados de algumas estruturas do tecido mole (posição dos globos oculares, dimensão horizontal dos lábios e limite inferior das asas nasais) e dos ossos (limite horizontal dos gônios, limite inferior dos incisivos e limite inferior do mento) (Fig. 33, C) [C_Moraes_2021] [C_Moraes_2022]. O crânio da tomografia computadorizada de um doador virtual foi reconstruída [C_Moraes_2021b] e ajustada aos limites informados pelo algoritmo de projeção (Fig. 33, D).

Importante

Os dados antopológicos como sexo, idade, estruturas de potenciais ferimentos e outros foram extraídos de [C_Vlcek_1984].

_images/Zizka_0_FFA_2.jpg

Fig. 34 Etapas iniciais da aproximação facial.

Uma vez que o crânio estava completo, foi possível posicionar mais pontos anatômicos e gerar todas as projeções diponíveis no ForensicOnBlender (Fig. 34, A). Para uma compreensão prática do funcionamento da solução, duas videoaulas sobre projeções estruturais estão disponíveis de modo online em: aula 1, aula 2. Uma série de marcadores de espessura de tecido mole, adindo de uma amostra de população de homens adultos europeus de 50-59 anos [C_De_Gree[E_2006]_ foi distribuída ao longo da superfície do crânio (Fig. 34, B). A projeção do nariz foi efetuada com a metodologia complementar baseada em dados coletados de tomografias computadorizadas de pessoas vivas [C_Moraes_2021c] [C_Moraes_2022], permitindo, junto com os dados dos marcadores de tecido mole, que um perfil prévio da face fosse traçado (Fig. 34, C). O nível de decaimento do nariz (Fig. 34, D), em relação à idade foi mensurado e ajustado segundo dados de [C_Shastri_2021]. Uma video aula sobre a técnica de projeção nasal pode ser acessada de modo online.

_images/Zizka_0_FFA_3.jpg

Fig. 35 Etapas finais da aproximação facial.

Para complementar os dados da aproximação, recorreu-se a técnica de deformação anatômica [C_Quatrehomme_1997] [C_Abdullah_2022], que consiste na importação de uma cabeça composta (crânio, tecido mole e endocast) de um doador virtual (Fig. 35, A) e a deformaçã/ajuste do crânio do doador até que este se compatibilize ao crânio a ser aproximado, refletindo tais alterações ao tecido mole, permitindo que a interpolação dos dado da projeção do perfil anterior com a fornecida pela deformação anatômica resulte em uma face básica (Fig. 35, B e C). Uma videoaula abordando a “deformação” anatômica pode ser acessada de modo online. A face básica passa por um processo de escultura digital, recebendo as marcas de expressão compatíveis com a idade, bem como a cicatriz do ferimento no olho esquerdo [C_Vlcek_1984], além dos cabelos, da sobrancelha, do bigode e da barba (Fig. 35, D). Por se tratar de um projeto com fins de exibição no contexto de museus, a face e os olhos são pigmentados conforme dados de média facial de homens tchecos adultos, gerados por composição de imagem a partir de busca em sites de imagens (ver [C_Moraes_2024]), logo o processo se trata de elementos mais especulativos e não refletem necessariamente o que seria em vida. Indumentárias foram modeladas com dados fornecidos pela iconografia clássica atribuída à personagem histórica e a cena foi iluminada para a geração das imagens finais (Fig. 35, E). Vídeos ilustrando os processo de pigmentação digital e configuração dos cabelos estão disponíveis de modo online.

Resultados

Foram criados quatro grupos de imagens:

1) AFF objetiva, contendo apenas a malha do rosto, com os olhos fechados (pois não se sabe com certeza o formato dos olhos e a cor/tonalidade dos mesmos), sem pelos e cabelos (pois não se sabe a configuração dos mesmos) e em escala de cinza (pois não há dados sobre a cor da pele) (Fig. 36, Fig. 37, Fig. 38);
2) Busto colorido, contendo o busto com um dos olhos aberto, cabelos, bigode, barba, sobrancelha com as devidas pigmentações (Fig. 39, Fig. 40, Fig. 41);
3) AFF artística completa, contendo todos os elementos anteriores com a adição de indumentária segundo dados da iconografia atribuída à personagem histórica (Fig. 42, Fig. 43, Fig. 44).
4) AFF artística completa com detalhamente por IA, trata-se de uma versão com incremento de detalhes via aplicativo Leonardo AI (https://app.leonardo.ai/) e ajustes manuais efetuados no editor de imagens Gimp (https://www.gimp.org/). Para uma melhor apreciação dos detalhes, é necessário observar tais imagens de perto (Fig. 45, Fig. 46, Fig. 47).
_images/Zizka_for_1_FINAL.jpg

Fig. 36 Objetiva - 3/4.

_images/Zizka_for_2_FINAL.jpg

Fig. 37 Objetiva - Frontal.

_images/Zizka_for_3_FINAL.jpg

Fig. 38 Objetiva - Perfil.

_images/Zizka_hair_1_FINAL.jpg

Fig. 39 Busto - 3/4.

_images/Zizka_hair_2_FINAL.jpg

Fig. 40 Busto - Frontal.

_images/Zizka_hair_3_FINAL.jpg

Fig. 41 Busto - Perfil.

_images/Zizka_face_1_FINAL.jpg

Fig. 42 Versão artística completa - 3/4.

_images/Zizka_face_2_FINAL.jpg

Fig. 43 Versão artística completa - Frontal.

_images/Zizka_face_3_FINAL.jpg

Fig. 44 Versão artística completa + IA - Perfil.

_images/Zizka_face_ai_mix_1_FINAL.jpg

Fig. 45 Versão artística completa + IA - 3/4.

_images/Zizka_face_ai_mix_2_FINAL.jpg

Fig. 46 Versão artística completa + IA - Frontal.

_images/Zizka_face_ai_mix_3_FINAL.jpg

Fig. 47 Versão artística completa + IA - Perfil.

Discussão

O fato mais evidente sobre o trabalho atual é que há apenas uma parte do crânio atribuído a Jan Žižka e que, a falta de uma significativa região certamente levanta questionamentos acerca da precisão envolvendo a projeção efetuada para recuperar o que poderia ser a estrutura completa. Algo parcialmente parecido com o que aconteceu no caso da aproximação facial de Santa Ludmila, também estudada pelo Dr. Emanuel Vlček (1925-2006) e que teve o seu crânio aproximado pelo antropólogo na década de 1990. Curiosamente a reconstrução craniana do especialista se encontrava dentro dos parâmetros de projeção estatísticas e a aproximação facial se fez compatível com as técnicas atuais, devidamente publicadas em um journal revisado por pares [C_Moraes_2023]. No caso do presente trabalho, embora pareça uma mesma situação, este conta com mais dados na região do nariz, permitindo uma aproximação lateral mais precisa e a ausência de dados na parte inferior foi solucionada parcialmente pela configuração do bigode e da barba, que cobrem parte significativa da região, ocultando naturalmente a a maxila e a mandíbula. A técnica de projeção tem se mostrado coerente com estruturas médias de crânio e até se compatibilizou com a reconstrução estrutural do crânio incompleto de Zlatý kůň, originalmente efetuada com outras ferramentas, amplamente publicadas, denotando a coerência da proposta disponível via ForensicOnBlender [C_Moraes_2024b]. A técnica, no entanto, como qualquer outra baseada em dados estatísticos apresenta as suas margens de erro e desvios padrão, é imprescindível que essas características sejam explanadas para que se saiba acerca das limitações. Por se tratarem de reconstruções voltadas a apresentação no contexto religioso e de museus, tanto no caso de Santa Ludmila, quando de Jan Žižka, não há exacerbada pressão sobre a precisão estrutural, mas mesmo em casos críticos como a aproximação no contexto efetivamente forense, ou seja, casos de assassinato ou desaparecimento, há a possibilidade de se reconstruir crânios bastante fragmentados com significativa chance de reconhecimento [C_Taylor_2010].

Outro questionamento que é feito com certa constância, é aquele relacionado a autenticidade do crânio em relação ao indivíduo a que se atribui o mesmo. Sobre o suposto crânio de Jan Žižka, os argumentos a favor podem ser aqueles relacionados ao estudo da década de 1980, o qual indicou se tratar de um indivíduo do sexo masculino com idade entre 40 e 60 anos e que teria sofrido dois ferimentos nos olhos, um com cicatrização óssea ocorrido na tenra idade e outro próximo a morte, denotando uma combinação de fatores dificilmente vista em outros contextos [C_Vlcek_1984]. Além de tais dados, uma datação de radio carbono efetuada no ano de 2024 parece corroborar com a o ano da morte em 1424 [C_UJ[E_2024]_, reforçando os elementos a favor da tese de que o mesmo teria pertencido ao notório general boêmio.

A solução da dúvida poderia ser resolvida com um teste de DNA, mas não há garantia de sucesso, basta ver o caso dos exames efetuados nos cabelos e no suposto crânio de Nicolau Copérnico [C_Bogdanowicz_2009] que levantam grande debate [C_Soltysiak_2009], e o caso do exame efetuado no crânio que seria de Mozart, comparando a amostra com duas supostas parentes dele, sendo que no final, as amostras todas não tinham relação entre si, aumentando ainda mais o mistério que se arrasta com o passar dos séculos [C_Black_2012] [C_Harding_2006].

Em relação ao uso da ferramenta de inteligência artificial para o detalhamento das imagens finais, quando observadas à distância, não há muita diferença entre a versão original e a refinada por IA, mas ao se aproximar é possível atestar um detalhamento significativo, principalmente em relação às marcas de expressão, os pelos faciais e ao brilho dos olhos que, juntos, todos estes elementos tornam a figura mais humana, com aspecto de vivacidade. No entanto, existem alguns problemas com a ferramenta, como a necessidade de edições manuais para correções estruturais nos olhos, nos pelos faciais e outros, pois o algoritmo, embora trabalhe muito bem, ainda gera alguns erros estruturais. Mesmo assim, a ferramenta permitiu um nível de detalhamento que, se efetuado completamente de modo manual, aumentaria significativamente o tempo de execução.

Conclusão

O presente trabalho foi bem sucedido em reconstruir as partes faltantes e posteriormente aproximar a face do suposto crânio de Jan Žižka, utilizando técnicas estatísticas e tridimensionais baseadas na mensuração e deformação de tomografias de indivíduos vivos, além de apresentar o uso da IA para o detalhamento de estruturas faciais.

Agradecimentos

Ao Dr. Richard Gravalos, por ceder a tomografia computadorizada utilizada neste estudo.

Referências Bibliográficas

[C_Abdullah_2022] (1,2)

Abdullah, J. Y., Moraes, C., Saidin, M., Rajion, Z. A., Hadi, H., Shahidan, S., & Abdullah, J. M. (2022). Forensic Facial Approximation of 5000-Year-Old Female Skull from Shell Midden in Guar Kepah, Malaysia. In Applied Sciences (Vol. 12, Issue 15, p. 7871). MDPI AG. https://doi.org/10.3390/app12157871

[C_AH_2022]

Redação. 2022. FILME SOBRE COMBATENTE TCHECO JAN ŽIŽKA É UMA DAS PRODUÇÕES MAIS VISTAS NA NETFLIX. Aventuras na História. https://bit.ly/47I6tHo

[C_Baldasso_2020]

Baldasso, R. P., Moraes, C., Gallardo, E., Stumvoll, M. B., Crespo, K. C., Strapasson, R. A. P., & de Oliveira, R. N. (2020). 3D forensic facial approximation: Implementation protocol in a forensic activity. In Journal of Forensic Sciences (Vol. 66, Issue 1, pp. 383–388). Wiley. https://doi.org/10.1111/1556-4029.14587

[C_Black_2012]

Black, A. (2012). Mozart’s Skull. Atlas Obscura. https://www.atlasobscura.com/places/university-mozarteum

[C_Bogdanowicz_2009]

Bogdanowicz, W., Allen, M., Branicki, W., Lembring, M., Gajewska, M., & Kupiec, T. (2009). Genetic identification of putative remains of the famous astronomer Nicolaus Copernicus. In Proceedings of the National Academy of Sciences (Vol. 106, Issue 30, pp. 12279–12282). Proceedings of the National Academy of Sciences. https://doi.org/10.1073/pnas.0901848106

[C_Cerna_2003]

Černá, A. – Čornej, P. – Klosová, M. 2003: Staré letopisy české, Fontes Rerum Bohemicarum, 2. díl.

[C_Coletivo_1911] (1,2,3,4)

Coletivo de Autores. 1911: Nález kostí lidských v kostele sv. Petra a Pavla v Čáslavi, jež pokládány za pozůstatky Jana Žižky z Trocnova, Památky archeologické a místopisné XXIV, 14 – 327. https://bit.ly/4gSSPFJ

[C_Cornej_2019]

Čornej, P. 2019: Život a doba husitského válečníka. Praha.

[C_Cunha_2020]

Cunha, H. S., da Costa Moraes, C. A., de Faria Valle Dornelles, R., & da Rosa, E. L. S. (2020). Accuracy of three-dimensional virtual simulation of the soft tissues of the face in OrtogOnBlender for correction of class II dentofacial deformities: an uncontrolled experimental case-series study. In Oral and Maxillofacial Surgery (Vol. 25, Issue 3, pp. 319–335). Springer Science and Business Media LLC. https://doi.org/10.1007/s10006-020-00920-0

[C_Duarte_2023]

Duarte, D. W., Fleith, I. J., Pinheiro, R. C., Machado, M. F., Zanin, E. M., & Collares, M. V. M. (2023). Mandibular morphology and distraction osteogenesis vectors in patients with Robin sequence. In International Journal of Oral and Maxillofacial Surgery (Vol. 52, Issue 4, pp. 442–450). Elsevier BV. https://doi.org/10.1016/j.ijom.2022.07.007

[C_Facanha_2021]

Façanha de Carvalho, E., Alkmin Paiva, G. L., Yonezaki, F., & Machado, G. G. (2021). Computer-Aided Surgical Simulation in Severe Atrophic Mandibular Fractures: A New Method for Guided Reduction and Temporary Stabilization Before Fixation. In Journal of Oral and Maxillofacial Surgery (Vol. 79, Issue 4, p. 892.e1-892.e7). Elsevier BV. https://doi.org/10.1016/j.joms.2020.11.011

[C_Harding_2006]

Harding, L. (2006). DNA detectives discover more skeletons in Mozart family closet. The Guardian. https://www.theguardian.com/world/2006/jan/09/arts.music

[C_Lobo_2022]

Lobo, F., Filho, L. I., Sigua-Rodriguez, E. A., da Silva, B. G., Tolentino, E. de S., Borges, Y. M., da Silva, M. C., Tonin, R. H., & Iwaki, L. C. V. (2022). Evaluation of ortogonblender software bone movement tools in bimaxillary orthognatic surgeries performed in dolphin software. In Journal of Stomatology, Oral and Maxillofacial Surgery (Vol. 123, Issue 4, pp. 417–421). Elsevier BV. https://doi.org/10.1016/j.jormas.2021.10.001

[C_Lotha_2023]

Lotha, G. 2023. Jan, Count Žižka. Britannica. https://www.britannica.com/biography/Jan-Count-Zizka

[C_Moraes_2021]

Moraes, C., Gravalos, R., Machado, C. R., Chilvarquer, I., Curi, J., & Beaini, T. L. (2022). Investigação de Preditores Anatômicos para o Posicionamento dos Globos Oculares, Asas Nasais, Projeção dos Lábios e Outros a partir da Estrutura do Crânio. figshare. https://doi.org/10.6084/M9.FIGSHARE.19686294. https://ortogonline.com/doc/pt_br/OrtogOnLineMag/4/Projecoes.html

[C_Moraes_2021b]

Moraes, C., Dornelles, R., & Rosa, E. D. (2021). Sistema de Reconstrução de Tomografia Computadorizada Baseado no Slicer 3D e no DicomToMesh. figshare. https://doi.org/10.6084/M9.FIGSHARE.13513890. https://ortogonline.com/doc/pt_br/OrtogOnLineMag/2/Slicer.html

[C_Moraes_2021c]

Moraes, C., Sobral, D. S., Mamede, A., & Beaini, T. L. (2021). Sistema Complementar de Projeção Nasal em Reconstruções/Aproximações Faciais Forenses. figshare. https://doi.org/10.6084/M9.FIGSHARE.17209379. https://ortogonline.com/doc/pt_br/OrtogOnLineMag/3/NarizProjecao.html

[C_Moraes_2022] (1,2)

Moraes, C., & Suharschi, I. (2022). Mensuração de Dados Faciais Ortográficos em Moldavos e Comparação com Outras Populações. https://doi.org/10.6084/m9.figshare.20089754.v1. https://ortogonline.com/doc/pt_br/OrtogOnLineMag/4/Moldavos.html

[C_Moraes_2023] (1,2)

Moraes, C., Šindelář, J., Galassi, F. M., & Beaini, T. L. (2023). Ludmila of Bohemia (ca. 860–921): Multidisciplinary considerations on her facial approximation. In Digital Applications in Archaeology and Cultural Heritage (Vol. 29, p. e00263). Elsevier BV. https://doi.org/10.1016/j.daach.2023.e00263

[C_Moraes_2024]

Moraes, C., Krenz-Niedbała, M., Łukasik, S., & Prada, C. S. (2024). Forensic facial approximation of an individual with achondroplasia from medieval cemetery in Central Europe. In Digital Applications in Archaeology and Cultural Heritage (Vol. 32, p. e00301). Elsevier BV. https://doi.org/10.1016/j.daach.2023.e00301

[C_Moraes_2024b]

Moraes, C., Galassi, F. M., Sineo, L., Šindelář, J., Varotto, E., Mietlińska-Sauter, J., Antunes-Ferreira, N., Habicht, M. E., & Beaini, T. (2024). The anatomical bases of the 3D digital facial approximation of the Zlatý kůň 1 woman (ca. 43,000 BP). In Anthropological Review (Vol. 87, Issue 2, pp. 85–97). Uniwersytet Lodzki (University of Lodz). https://doi.org/10.18778/1898-6773.87.2.04

[C_Nascimento_2023]

Nascimento, B. C. G., Moraes, C. A. D. C., Neto, R. P., Rocha, B. A., Miranda, E. D. P., Bessa, J. D., Nahas, W. C., Hallak, J., Mulhall, J. P., & Gomes, C. M. (2023). (167) 3D Penile Reconstruction Imaging in Complex Peyronie’s Disease (PD): Proof of Concept Study. In The Journal of Sexual Medicine (Vol. 20, Issue Supplement_1). Oxford University Press (OUP). https://doi.org/10.1093/jsxmed/qdad060.162

[C_Pekar_1927]

Pekař, J. 1927: Žižka a jeho doba I – IV. Praha.

[C_Pereira_2017]

Pereira, J. G. D., Magalhães, L. V., Costa, P. B., & Silva, R. H. A. da. (2017). RECONSTRUÇÃO FACIAL FORENSE TRIDIMENSIONAL: TÉCNICA MANUAL VS. TÉCNICA DIGITAL. In Revista Brasileira de Odontologia Legal (pp. 46–54). Revista Brasileira de Odontologia Legal. https://doi.org/10.21117/rbol.v4i2.111

[C_Pinto_2020]

Pinto, R. R., Almeida, S. M. D., Chaves, R. B. D. N., Carvalho, O. A. D., Machado, M. P. S., & Cicero Moraes. (2020). Reconstrução Facial Forense de um Crânio Arqueológico com o ForensicOnBlender. figshare. https://doi.org/10.6084/M9.FIGSHARE.12943418. https://ortogonline.com/doc/pt_br/OrtogOnLineMag/1/Forense.html

[C_Porak_1980]

Porák, J. – Kašpar, J. 1980: Ze starých letopisů českých. Praha

[C_Quatrehomme_1997] (1,2)

Quatrehomme G, Cotin S, Subsol G, Delingette H, Garidel Y, Grévin G, Fidrich M, Bailet P, Ollier A. A fully three-dimensional method for facial reconstruction based on deformable models. J Forensic Sci. 1997 Jul;42(4):649-52. PMID: 9243826.

[C_Salazar_2022]

Salazar-Gamarra, R., Cárdenas-Bocanegra, A., Masch, U., Da Costa Moraes, C. A., Seelaus, R., Lopes Da Silva, J. V., & Lauria Dib, L. (2022). Color translation from monoscopic photogrammetry +ID Methodology into a Polyjet final 3D printed facial prosthesis. In F1000Research (Vol. 11, p. 582). F1000 Research Ltd. https://doi.org/10.12688/f1000research.111196.1

[C_Shastri_2021]

Shastri, D., Tandon, P., & Singh, A. (2021). Nasal changes in different age groups. In National Journal of Maxillofacial Surgery (Vol. 12, Issue 3, p. 367). Medknow. https://doi.org/10.4103/njms.njms_246_20

[C_Sobral_2021]

Sobral, D. S., Duarte, D. W., Dornelles, R. F. V., & Moraes, C. A. C. (2021). 3D Virtual Planning for Rhinoplasty Using a Free Add-On for Open-Source Software. In Aesthetic Surgery Journal (Vol. 41, Issue 8, pp. NP1024–NP1032). Oxford University Press (OUP). https://doi.org/10.1093/asj/sjab085

[C_Soltysiak_2009]

Sołtysiak, A., Kozłowski, T. (2009). Komentarz do identyfikacji cranium 13/05 z Fromborka jako kości Mikołaja Kopernika. in Archeologia Polski T. 54 Z. 2. https://bit.ly/4afcnj5

[C_Stephan_2015]

Stephan, C. N. (2015). Facial Approximation-From Facial Reconstruction Synonym to Face Prediction Paradigm. In Journal of Forensic Sciences (Vol. 60, Issue 3, pp. 566–571). Wiley. https://doi.org/10.1111/1556-4029.12732

[C_Taub_2024]

Taub, B. (2024). Injured tortoise zooms around on new wheels thanks to 3D-printed prosthesis. IFLScience. https://bit.ly/4eWxmKN

[C_Taylor_2010]

Taylor, K. T. (2010). Forensic reconstruction - valley center Jane Doe. Behance. https://bit.ly/3XGFzuR

[C_Vlcek_1968] (1,2,3,4)

Vlček, E. 1968: Čáslavská kalva – Zpráva o novém prozkoumání tzv. čáslavského nálezu, Památky archeologické LIX, 1, 249 – 272.

[C_Vlcek_1974]

Vlček, E. 1974: Čáslavská kalva – pravděpodobný pozůstatek Jana Žižky z Trocnova – v konfrontaci s historickými prameny, Jihočeský sborník historický XLIII, zvláštní číslo k 550. výročí úmrtí Jana Žižky z Trocnova, 50 – 60.

[C_Vlcek_1984] (1,2,3,4)

Vlček, E. (1984). Kosterní pozůstatky Jana Žižky z Trocnova. Staletá Praha 1984 XIV. 55-66. https://www.staletapraha.cz/pdfs/pha/1984/01/05.pdf

[C_Vlcek_1993] (1,2,3,4,5,6,7)

Vlček, E. 1993: Jak zemřeli: Významné osobnosti českých dějin z pohledu antropologa a lékařství. Praha.