========================================================== A Aproximação Facial da "Vampira" de Veneza (Séc. XV-XVII) ========================================================== .. figure:: images/LAZ_capa.jpg .. SERVE APENAS PARA DAR UM ESPAÇO ENTRE A IMAGEM DE CAPA E O NOME DO PRIMEIRO AUTOR .. only:: html \ .. pdftk ~/prj/SPHINX2/OrtogOnLineMag_8/_build/latex/OrtogOnBlender.pdf cat 41-54 output Copernicus.pdf .. gs -sDEVICE=pdfwrite -dCompatibilityLevel=1.4 -dNOPAUSE -dQUIET -dBATCH -dPDFSETTINGS=/printer -sOutputFile=Copernicus_pre.pdf Copernicus.pdf | **Cicero Moraes** | * *3D Designer, Arc-Team Brazil, Sinop-MT, Brasil - Bacharel em Marketing, Dr. h. c. FATELL/FUNCAR (Brasil) e CEGECIS (México) - Membro da Mensa Brasil e da Intertel - Revisor convidado: Elsevier, Springer Nature e PLoS - Guinness World Records 2022: First 3D-printed tortoise shell.* | `Google Scholar `_, `ResearchGate `_, `ORCID `_, `Web of Science `_, `Homepage. `_ .. ==== .. only:: latex | Data da publicação: 25 de março de 2024 | ISSN: **2764-9466** (Vol. 5, nº 1, 2024) | DOI: 10.6084/m9.figshare.25447270 .. only:: html | Data da publicação: 25 de março de 2024 | ISSN: **2764-9466** (Vol. 5, nº 1, 2024) | DOI: https://doi.org/10.6084/m9.figshare.25447270 .. ==== .. attention:: Este material utiliza a seguinte licença Creative Commons: **Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)**. .. only:: latex | .. warning:: O presente trabalho é independente, sem vínculo com a instituição que guarda os restos mortais aqui abordados, tampouco com as universidades e instituições que estudaram-no dentro do escopo forense. O elemento motivador do capítulo é a criação de material didático para o ensino da técnica de aproximação facial, ao testar a possibilidade de se reconstruir uma face e proceder com experiências estruturais utilizando dados originalmente disponíveis em matérias de jornais, livros e *journals* acadêmicos. ---------- Introdução ---------- A Descoberta do Crânio ---------------------- Entre os anos de 2006 e 2007 a Superintendência Arqueológica de Vêneto (Itália), lançou um projeto de pesquisa das valas funerárias de Nuovo Lazzaretto, em Veneza, onde se encontravam vítimas da peste que morreram entre os séculos XV e XVII. Durante os trabalhos o crânio de um dos túmulos (nomeado ID6) chamou a atenção, pois a mandíbula estava aberta e no interior da cavidade oral havia um tijolo de pedra. Estudos foram feitos para saber se o posicionamento do tijolo fora acidental ou deliberado e os resultados rejeitaram a primeira hipótese, indicando que a colocação do tijolo foi intencional e fazia parte de um ritual simbólico de sepultamento. Os pesquisadores aferiram que ao observarem o corpo com a mortalha, os responsáveis pelo sepultamento notaram uma depressão na região da boca, indicando uma potencial mastigação. Ao supostamente identificarem um vampiro, um dos culpados pela peste segundo o mito popular de então, introduziram a pedra como elemento de proteção, evitando que se alimentasse e também que infectassem outras pessoas. Estudos indicaram que o crânio pertenceu a uma mulher de ancestralidade europeia, que faleceu por volta do 61 (±5) anos de idade, pertenceu a classe baixa e se alimentava principalmente de grãos e vegetais [E_Nuzzolese_2010]_ [E_Reuters_2009]_ [E_DellaAmore_2010]_. A descoberta suscitou grande interesse por conta da mídia no ano de 2009 [E_Reuters_2009]_ [E_DellaAmore_2010]_. Uma série de agências de notícias veicularam matérias acerca das escavações e o canal National Geographic produziu material abordando a descoberta e a aproximação facial forense do crânio (Explorer: Vampire Forensics, 2009), nomeado posteriormente de Carmilla [E_Guenot_2022]_, provavelmente em alusão à obra de Joseph Sheridan Le Fanu, escrita em 1871-72. As Controvérsias em Relação aos Achados --------------------------------------- Anos depois da publicação dos estudos iniciais por Nuzzolese e Borrini (2010) [E_Nuzzolese_2010]_ envolvendo a descoberta no sepultamento ID6, um comentário veiculado no mesmo Journal Forensic Sciences indicou uma série de problemas envolvendo a abordagem da questão vampiresca. Segundo Minozzi et al. (2012) [E_Minozzi_2012]_ o estudo, que havia alcançado grande cobertura midiática, carecia de explanações mais detalhas acerca dos parâmetros que levaram os autores a aferirem que a colocação do tijolo havia sido deliberada e não fruto do acaso. Segundo os autores contava-se com suficiente documentação para refutar a abordagem da intencionalidade, uma vez que eram conhecidos outros casos de elementos externos que se deslocavam e se inseriam dentro da cavidade oral dos crânio, a exemplo de outro crânio, também encontrado na Itália, com uma pedra tocando a mandíbula e outro, no cemitério de Vecchio Lazzaretto, que parece morder um fêmur. **Os autores indicam que a entrada do tijolo antes da esqueletização do corpo poderia ter danificado os dentes**, dentre outras observações que se apoiavam principalmente na falta de documentação mais detalhada por parte dos especialistas de Nuovo Lazaretto [E_Minozzi_2012]_. O Interesse Pelo Presente Projeto --------------------------------- Ao ler sobre o crânio da "Vampira" de Veneza o autor tomou conhecimento das controvérsias envolvendo os achados e a questão mais importante de todo o desdobramento popular, ou seja, a presença de um tijolo na cavidade oral do crânio, que levantou especulações acerca de como ele poderia ter parado naquela posição. A plasticidade da imagem por si só já chama bastante a atenção, o atrelamento a um ritual anti-vampiresco justamente em um momento em que uma obra de ficção envolvendo a mesma criatura fantástica era festejada no cinema (saga Crepúsculo), fez com que a descoberta recebesse ampla cobertura midiática, convertendo-a, além de fruto de um debate técnico, em um símbolo cultural. Se por um lado a abordagem presente em [E_Nuzzolese_2010]_ carece explicações mais detalhadas, frente a extraordinária proposta e ao grande desafio de indicar um argumento que sustente a questão do posicionamento deliberado da peça, por outro lado as críticas de [E_Minozzi_2012]_ também não apresentaram detalhes robustos para que o elemento de negação completa proposto no material pudesse ser plenamente aceito, embora a abordagem do segundo grupo seja mais simples e conte com elementos que fundamentam parte substancial da análise. O fato é que, frente aos recursos disponíveis parecia acessível responder ao menos a uma questão: seria possível inserir um tijolo com aquelas dimensões na cavidade oral, mantendo as estruturas anatômicas ósseas e quiçá do tecido mole, intactas? A abundância de material disponível indicava que sim. ------------------- Materiais e Métodos ------------------- O processo técnico utilizado neste capítulo é muito compatível com aquele abordado na aproximação facial de Dante Aliguieri, presente no mesmo número deste periódico técnico científico [E_Moraes_2024]_. Como tal capítulo está amplamente detalhado, algumas explanações aqui presente serão simplificadas, caso haja dúvidas, o leitur pode recorrer à referência informada e a Declaração de Dados lá presente. .. _figLAZ_AFF_1: .. figure:: images/LAZ_cran_1.png Referências para a reconstrução do crânio. A publicação de [E_Nuzzolese_2010]_ forneceu alguns parâmetros métricos e estruturais, além da abundância de imagens disponíveis na internet e vídeos relacionados aos documentários do sepultamento ID6. Medidas e projeções foram efetuadas até compor a vista frontal e lateral do crânio, além das arcadas dentárias (:numref:`figLAZ_AFF_1`). .. _figLAZ_AFF_2: .. figure:: images/LAZ_cran_2.jpg Reconstrução do crânio a partir de uma doadora virtual. O crânio de uma doadora virtual advindo de uma tomografia computadorizada foi importado e ajustado para se adequar à referências do indivíduo ID6 (:numref:`figLAZ_AFF_2`). .. _figLAZ_AFF_3: .. figure:: images/LAZ_cran_3.jpg Posicionamento dos marcadores de espessura de tecido mole e traçado do perfil da face. Com o crânio disponível foi possível distribuir os marcadores de espessura de tecido mole, com uma tabela de europeus vivos de 60+ anos de idade [E_De_Greef_2006]_ (:numref:`figLAZ_AFF_3`, à esquerda). Em seguida o nariz foi projetado a partir de dados extraídos de mensurações efetuadas em tomografias de indivíduos vivos de ancestralidades diferentes [E_Moraes_2021]_ [E_Moraes_2022]_. A partir de todas as informações projetadas, foi possível traçar o perfil da face (:numref:`figLAZ_AFF_3`, à direita). .. _figLAZ_AFF_4: .. figure:: images/LAZ_cran_4.jpg Deformação anatômica. Para complementar os dados da aproximação facial é efetuado o processo deformação anatômica, onde a tomografia de uma doadora virtual é reconstruída em 3D e o crânio da doadora é ajustado até que se converta em uma peça compatível com o crânio ID6 de modo que o tecido mole também se deforme, gerando uma face compatível com as estruturas do rosto em vida (:numref:`figLAZ_AFF_4`). .. _figLAZ_AFF_5: .. figure:: images/LAZ_cran_5.jpg Deformação anatômica com perfil da face e projeções baseadas em mensuração de tomografias. A deformação anatômica além de gerar uma face compatível com a projeção de perfil (:numref:`figLAZ_AFF_5`, à esquerda) também fornece dados estruturais em outras regiões do crânio, inclusive aquelas não contempladas pelos marcadores de espessura de tecidos moles. Outra camada de projeção ainda é utilizada, trata-se das médias e proporções baseadas em pontos anatômicos do crânio a ser aproximado, extraídas de medidas efetuadas em tomografias computadorizadas de indivíduos vivos [E_Moraes_2022]_. .. _figLAZ_AFF_6: .. figure:: images/LAZ_cran_6.jpg Comparação das projeções e ajuste do busto final. As projeções frontais se compatibilizaram com a deformação anatômica (:numref:`figLAZ_AFF_6`, à esquerda). Segundo o passo-a-passo utilizado na aproximação facial abordada em [E_Moraes_2024]_, o busto de outra aproximação é aproveitada e ajustada, interpolando os dados de todas as projeções (:numref:`figLAZ_AFF_6`, à direita). .. _figLAZ_AFF_7: .. figure:: images/LAZ_cran_7.jpg Malha final com ajuste do ângulo na nariz. A malha final é gerada com o ajuste do ângulo nasal, compatibilizando-o com a idade do indivíduo aproximado (:numref:`figLAZ_AFF_7`) [E_Shastri_2021]_. .. _figLAZ_AFF_8: .. figure:: images/LAZ_cran_8.jpg Recorte do tijolo encontrado na cavidade oral de do crânio ID6. Utilizando os dados presentes no artigo de [E_Nuzzolese_2010]_ e imagens disponíveis na internet, o tijolo encontrado na cavidade oral do crânio ID6 foi recortado em uma peça de isopor com semelhantes dimensões (:numref:`figLAZ_AFF_8`). .. _figLAZ_AFF_9: .. figure:: images/LAZ_cran_9.jpg Teste prático de inserção da peça na cavidade oral. Um teste foi efetuado com a peça, inserindo-a na cavidade oral e analisando a deformação estrutural da pele, bem como a rotação da mandíbula (:numref:`figLAZ_AFF_9`). A experiência demonstrou que é possível a colocação da estrutura sem danificar os dentes e mesmo o tecido mole. No caso da inserção em um cadáver, seria mais fácil proceder antes da rigidez cadavérica (*rigor mortis*) e posteriormente, durante a flacidez cadavérica [E_Leite_2019]_ [E_Teixeira_2021]_. .. _figLAZ_AFF_10: .. figure:: images/LAZ_cran_10.jpg Ajuste estrutural para acondicionamento do tijolo na cavidade oral do modelo 3D. Os dados do teste prático foram utilizados para ajustar ajustar o modelo 3D, de modo a acondicionar o tijolo na cavidade oral do indivíduo ID6 (:numref:`figLAZ_AFF_10`). .. _figLAZ_AFF_21: .. figure:: images/LAZ_render.png Renderização da cena. Os detalhes das marcas de expressão são efetuados por escultura digital, as configurações dos cabelos são ajustadas, a pigmentação da pele é configurada por pintura digital e a iluminação da cena organizada, a partir de então a geração das imagens finais é iniciada (:numref:`figLAZ_AFF_21`). ---------------------- Resultados e Discussão ---------------------- Foram gerados 3 grupos de imagens: | 1) Aproximação facial objetiva: Com os olhos fechados, sem pelos e cabelos e em escala de cinza (:numref:`figLAZ_AFF_11`, :numref:`figLAZ_AFF_12`, :numref:`figLAZ_AFF_13`); | 2) Aproximação facial artística: Com os olhos abertos, com pelos e cabelos e colorida (:numref:`figLAZ_AFF_14`, :numref:`figLAZ_AFF_15`, :numref:`figLAZ_AFF_16`); | 3) Aproximação facial com o tijolo inserido na cavidade oral: Sem pelos e cabelos, com tonalidade avermelhada e com leve desidratação do tecido mole (:numref:`figLAZ_AFF_17`, :numref:`figLAZ_AFF_18`, :numref:`figLAZ_AFF_19`). .. _figLAZ_AFF_11: .. figure:: images/LAZ_skin_1_FINAL.jpg Face objetiva - frontal. .. _figLAZ_AFF_12: .. figure:: images/LAZ_skin_2_FINAL.jpg Face objetiva - 3/4." .. _figLAZ_AFF_13: .. figure:: images/LAZ_skin_3_FINAL.jpg Face objetiva - perfil." .. _figLAZ_AFF_14: .. figure:: images/LAZ_final_1_FINAL.jpg Face artística - frontal. .. _figLAZ_AFF_15: .. figure:: images/LAZ_final_2_FINAL.jpg Face artística - 3/4." .. _figLAZ_AFF_16: .. figure:: images/LAZ_final_3_FINAL.jpg Face artística - perfil." .. _figLAZ_AFF_17: .. figure:: images/LAZ_brick_1_FINAL.jpg Face com a inserção do tijolo - 3/4. .. _figLAZ_AFF_18: .. figure:: images/LAZ_brick_2_FINAL.jpg Face com a inserção do tijolo - lateral." .. _figLAZ_AFF_19: .. figure:: images/LAZ_brick_3_FINAL.jpg Face com a inserção do tijolo - frontal." Em relação a questão envolvendo vampirismo, existem duas explicações, uma simples e reforçada por exemplos [E_Minozzi_2012]_ e outra um tanto fantástica com escassas explanação e documentação [E_Nuzzolese_2010]_. Se a segunda não parece ser aplicável, a abordagem foi ao menos criativa e explorou a plasticidade do elemento composto pelo crânio e pelo tijolo a ponto de suscitar o interesse da National Geographic, que produziu material sobre a descoberta. Apesar de haver um grande apelo popular sobre o tema, geralmente a explicação para o acontecimento é mesmo a mais simples como o próprio autor testemunhou em outro projeto, o do "Vampiro" de Celakovice (Tchéquia), no qual um enterro com sinais de anti-vampirismo era, ao que tudo indica, parte de um cemitério onde os excluídos sociais e a configuração do corpo, que poderia denotar o simbolismo místico, também se deveu ao acaso ou ao descuido no momento do sepultamento efetuado entre os séculos XIV e XVI [E_Downey_2016]_. --------- Conclusão --------- O presente trabalho foi bem sucedido em aproximar a face e testar a inserção do tijolo na cavidade oral do modelo tridimenional, baseado em dados extraídos de publicações online, *journals* acadêmicos e teste prático. -------------- Agradecimentos -------------- Ao Dr. Richard Gravalos por ceder a tomografia utilizada na deformação anatômica. Ao Dr. Leandro Valendorf pelas orientações relacionadas a tanatologia forense. -------------------------- Referências Bibliográficas -------------------------- .. raw:: latex \begingroup \def\section#1#2{} \def\chapter#1#2{} \begin{thebibliography}{1234} .. [E_DellaAmore_2010] Dell’Amore, C. (2010). “Vampire of Venice” Unmasked: Plague Victim & Witch? National Geographic. https://www.nationalgeographic.com/history/article/100226-vampires-venice-plague-skull-witches .. [E_De_Greef_2006] De Greef, S., Claes, P., Vandermeulen, D., Mollemans, W., Suetens, P., & Willems, G. (2006). Large-scale in-vivo Caucasian facial soft tissue thickness database for craniofacial reconstruction. In Forensic Science International (Vol. 159, pp. S126–S146). Elsevier BV. https://doi.org/10.1016/j.forsciint.2006.02.034 .. [E_Downey_2016] Downey, A. (2016). Creepy skeleton found with a wooden stake through his heart is brought to life using 3D technology. The Sun. https://bit.ly/3TIp9kZ .. 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