A Aproximação Facial de Dante Alighieri (1265-1321)¶
Atenção
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Aviso
O presente trabalho é independente, sem vínculo com a instituição que guarda os restos mortais de Dante Alighieri, tampouco com as universidades que estudaram-no dentro do escopo forense. O elemento motivador do capítulo é a criação de material didático para o ensino da técnica de aproximação facial, ao testar a possibilidade de se reconstruir uma face utilizando dados originalmente estudados nos anos 1920 e publicados entre 1933 e 1938, complementando tal abordagem com artigos disponíveis em journals acadêmicos.
Introdução¶
A Vida de Dante¶
Durante degli Alighieri, ou mais comumente chamado Dante Alighieri, nasceu na República de Florença no ano de 1265 [C_Ciabatonni_2017], na época o uso de sobrenomes não era estabelecido como hoje em dia e poucos cidadãos gozavam de suficiente prestígio para sustentar um, no entanto, essa era uma realidade na família Alighieri há algumas gerações, pois ainda que não pertencesse a nobreza, havia conquistado um significativo patrimônio financeiro e material [C_Bertolucci_2020]. A mãe de Dante, Bella, faleceu quando ele ainda era criança, o que fez com que o seu pai, Alighiero, se casasse novamente e aumentasse a família. Ainda na tenra idade, Dante estudou gramática e retórica, tendo contato com os principais autores latinos [C_Casa_2022]. Por volta dos 9 anos de idade (1274), veio a conhecer aquela que seria a sua musa pelo resto da vida. Em uma reunião dos pais com amigos, viu pela primeira vez Bice di Foco Portinari, a sua Beatriz, eternizada em obras posteriores [C_Ciabatonni_2017] [C_Bertolucci_2020]. Uma nova interação entre os dois aconteceria apenas nove anos depois, em 1283, quando Dante cruzou com Beatriz, que, acompanhada por duas senhoras, direcionou a Dante uma saudação, o que lhe causou grande impacto emocional [C_Bertolucci_2020]. Ao que tudo indica, já naquela época o seu casamento com Gemma di Manetto Donati estava acordado, consumando-se em 1285 e, da união, nasceram quatro crianças: Giovanni, Jacopo, Pietro e Antonia. A vida financeira bem estruturada permitiu que ele seguisse com os seus estudos e também se envolvesse com a política. As disputas entre os Guelfos e os Gibelinos, uma rivalidade que remonta o Sacro Império Romano-Germânico do século XI, marcava o cenário político da época. Dante não se limitou a envolver-se politicamente apenas no campo das ideias, mas na luta efetiva também, tanto que se envolveu em 1289 em duas campanhas militares contra os Gibelinos, uma em Arezzo e outra em Pisa. Em 1290 Beatriz falece, o que provoca grande tristeza no poeta que para lidar com aquele torrente de sentimentos dedica-se aos estudos de filosofia, ampliando ainda mais os seus horizontes intelectuais. Dante segue a década de 1290 envolvido com o cenário político, assumindo inclusive de alguns cargos públicos, chegando ao auge em 1300, quando se tornou um dos seis Priori, o cargo mais destacado de Florença. Naquele ano foi nomeado embaixador e em 1301 enviado a Roma para discutir assuntos com o papa. Em uma reviravolta típica de cenários políticos marcados por grande hostilidade, um movimento em Florença perpetrado pela facção dos Guelfos negros, condenou Dante (cujo comportamento tendia a apoiar os Guelfos brancos) por uma série de crimes e como o mesmo estava ausente, não pode se defender, complicando ainda mais a sua situação, forçando um exílio [C_Ciabatonni_2017] [C_Casa_2022]. Sem poder voltar para a sua terra natal, o poeta se dedicou a produção intelectual e entre os anos de 1305 e 1307 iniciou a escrita de sua obra prima, Comedìa, que seria conhecida posteriormente como A Divina Comédia. Trata-se de um poema composto por três cânticos: Inferno, Purgatório e Paraíso. Com exceção do primeiro, que é composto por 34 cantos, os demais contém 33 cada um, totalizando 100 cantos [C_Casa_2022]. Diferente da praxe de então, que era publicar as obras em latim, Dante optou por utilizar o idioma toscano, considerado vulgar. A Divina Comédia é um apanhado da filosofia de então, e uma dose significativa de autobiografia, posto que o poeta “se vinga” de algumas pessoas que existiram em seu tempo e lhe provocaram mal de forma direta ou indireta. O fato é que, pelo seu conteúdo universal, foi alcançando apreciadores, dentre eles Boccaccio, considerado um dos, ou o primeiro biógrafo de Dante e grande entusiasta da Comedìa, da qual fazia leitura públicas [C_Bertolucci_2020]. Dante nunca mais retornou à sua querida Florença, falecendo em 1321 na cidade de Ravenna aos 56 anos de idade, possivelmente acometido pela malária, ainda que não hajam documentos comprobatórios para tal quadro [C_Papi_2021].
Em 1861, com a unificação da Itália e o uso cada vez mais amplo do italiano padrão, cuja base foi o toscano, graças principalmente a produção cultural encimada pela trindade literária Dante-Petrarca-Boccaccio, o primeiro recebeu a alcunha de “pai do idioma italiano” [C_Gomes_2015], curiosamente ele, que fora expulso de sua pátria, ironicamente ajudou a propagar o seu idioma cotidiano em todo o vasto território que depois seria conhecido como República Italiana.
Os Restos Mortais de Dante¶
Os restos mortais de Dante foram sepultados em 1321 na Capela della Madonna, cidade de Ravenna. Nos anos subsequentes a cidade de Florença tentou recuperar o corpo, sendo a primeira solicitação formal efetuada em 1396 e barrada pela oposição dos moradores de Ravenna. Em 1519 com o apoio do Papa Leão X (membro da poderosa família Médici), uma carta assinada por 20 personalidades florentinas é escrita, solicitando o envio do corpo. Dentre os signatários figura Michelangelo, que se comprometera a criar uma cúpula para Dante. Sabendo que uma delegação estava a caminho para se apossar do corpo, é provável que um grupo de frades franciscanos tenham escavado uma pequena galeria, acessado a capela e roubado os restos. Quando a delegação florentina chegou e abriu o túmulo, se deparou com três falanges e algumas folhas de louro [C_Papi_2021] [C_Benazzi_2007].
Durante séculos os ossos permaneceram no convento, onde Frei Antonio Santi colocou-os em uma caixa de madeira, grafando “Dantis ossa. Denuper revisa die 3 junii 1677” na parte interna e “Dantis ossa. A me Fre Antonio Santi hic posita. Ano 1677 die 18 octobris” na parte externa. Em 1781 o cardeal Luigi Valenti Gonzaga ordena uma restauração da urna, sob os cuidados do arquiteto Camillo Morigia e a obra segue sem reporte de descobertas significativas. Em 1810 o convento franciscano sofre pressão das leis napoleônicas e antes de abandonarem o local, os frades escondem a caixa com os restos mortais de Dante debaixo de uma soleira [C_Papi_2021].
No ano de 1865, por ocasião do 600º aniversário do nascimento de Dante, o município de Ravenna decide proceder com a restauração do túmulo. No dia 23 de junho, depois de removerem alguns tijolos no local, um grupo de trabalhadores descobre a caixa com as inscrições e os ossos do poeta. Os despojos mortais são confiados, por um curto espaço de tempo a dois especialistas, os cirurgiões Giovanni Puglioli e Claudius Bertozzi. Os estudos confirmam se tratar de um indivíduo do sexo masculino, com a altura de aproximadamente 1.66 m e idade compatível a de Dante no momento da morte. Além disso os especialistas aferiram a capacidade craniana em 1554 cm³ e o potencial peso do cérebro em 1640 g [C_Papi_2021] [C_Benazzi_2007].
Décadas depois no ano 1921, em razão do 600º aniversário da morte de Dante, uma nova análise é efetuada pelos professores Fabio Frassetto (da Universidade de Bologna) e Giuseppe Sergi (da Universidade de Roma). Novamente o período de exame permitido foi curto, entre os dias 29 e 31 de outubro. Os especialistas procederam com quase 300 medições, estipulando a altura em 1.60m, observando uma potencial postura de “ombros caídos”, prognatismo evidenciado pelo grande tamanho do processo espinhoso da crista infratemporal, indicativo de hipertrofia do músculo pterigóideo. No estudo a capacidade craniana era indicada em 1700 cc, já o peso do cérebro em 1541 g [C_Papi_2021]. O professor Frassetto detalhou parte do seu estudo de modo minucioso na obra Dantis Ossa. La forma corporea di Dante, publicada em 1933 [C_Frassetto_1933].
Aproximações Faciais de Dante¶
1ª - Frasseto 1938¶
Durante a análise dos ossos de Dante, Fabio Frassetto fez duas réplicas, uma da região mediana do crânio e outra do palato, ainda que lhe fosse vetado tal tarefa. Entre os anos de 1936 e 1938, utilizando os dados das 297 medidas efetuadas nos restos mortais estudados na década anterior, junto a seu conhecimento de fotografia estereoscópica, reconstruiu o crânio completo, bem como a mandíbula, tendo como base de consulta uma coleção própria de ossos. Com o auxílio do escultor Antonio Borghesani, o crânio foi coberto por tecido mole, e ainda que não estejam disponíveis dados detalhados acerca das escolhas técnicas, o trabalho resultou na primeira aproximação facial do poeta [C_Benazzi_2007].
2ª - Benazzi et al. 2006¶
A celebração do 700º aniversário da criação da Comedìa (1306-2006) serviu como elemento inspirador de uma nova aproximação facial, desta vez seguindo protocolos estabelecidos no campo forense e amplamente publicado no meio acadêmico. Um grupo liderado pelos professores Stefano Benazzi (do Senckenberg Research Institute, Alemanha) e Giorgio Gruppioni (Universidade de Bologna), utilizaram como base de trabalho o crânio recontruído por Frasseto em 1938, mas projetaram a mandíbula faltante utilizando outra abordagem. A técnica escolhida foi a modelagem física sobre a réplica do crânio [C_Benazzi_2007] [C_Benazzi_2008].
3ª - Milani et al. 2021¶
O ano de 2021 seria marcado pelo 700º aniversário da morte de Dante Alighieri, tendo o acontecimento como elemento instigador, um grupo composto por especialistas italianos do Mummy Project, Instituto Nacional de Educação (Roma) e do Departamento de Herança Cultural (Universidade de Bologna), procederam com uma aproximação facial também baseada na réplica do crânio de Frassetto, mas com uma projeção diferente da mandíbula, bem como, pela primeira vez, utilizando uma técnica completamente digital [C_Milani_2022].
4ª - Moraes e Beaini 2024¶
O rosto de Francesco Petrarca foi aproximado no ano de 2014 para ser exibido no seguinte em uma mostra intitulada FACCE - i molti volti della storia umana [C_Bezzi_2016]. Esta apresentou a face de cinco figuras históricas de Pádua, dentre elas Santo Antônio, além de 23 aproximações de ancestrais da evolução humana. Passados 10 anos, os autores encontraram dados mensuráveis e replicáveis do crânio de Dante, que junto com Petrarca é um dos grandes nomes do idioma italiano padrão. Como forma de celebrar uma década de trabalhos, além de se envolverem em um caso que testa os limites das abordagens completamente digitais e de consulta acadêmica, os autores se reuniram mais uma vez para aproximar um rosto histórico e somá-lo a outras mais de 100 faces reconstruídas, nem todas notórias no sentido de popularidade, mas certamente importantes e únicas.
Materiais e Métodos¶
Conceitos, Software e Hardware¶
A reconstrução facial forense (RFF) ou aproximação facial forense (AFF) [C_Stephan_2015], é uma técnica auxiliar de reconhecimento que reconstrói/aproxima a face de um indivíduo a partir do seu crânio e é utilizada quando há escassa informação para a identificação de um indivíduo [C_Pereira_2017]. Nota-se que a técnica não se trata de identificação, como aquelas oferecidas por DNA ou análise comparativa de arcos dentários, mas sim de reconhecimento que pode levar à posterior identificação [C_Baldasso_2020].
O presente trabalho utiliza o mesmo passo-a-passo abordado em Abdullah et al. (2022) [C_Abdullah_2022] e Moraes et al. (2023) [C_Moraes_2023], iniciado com a configuração do crânio na cena 3D, seguindo com a projeção do perfil e estruturas da face a partir de dados estatísticos, gerando o volume do rosto com o auxílio da técnica de deformação anatômica e o acabamento com o detalhamento da face, configuração dos cabelos e geração das imagens e vídeo finais.
O processo de modelagem foi efetuado no software Blender 3D, rodando o add-on OrtogOnBlender (http://www.ciceromoraes.com.br/doc/pt_br/OrtogOnBlender/index.html) e seu submódulo ForensicOnBlender. O programa e o add-on são gratuitos, de código aberto e multiplataforma, de modo que podem rodar no Windows (>=10), no MacOS (>=BigSur) e no Linux (=Ubuntu 20.04).
No caso do presente trabalho, foi utilizado um computador desktop com as seguintes características:
Reconstrução do Crânio Completo¶
Inicialmente foram projetadas as linhas principais do crânio, baseadas em documentação disponível de modo online. Segundo as medicões originais o comprimento, largura e altura eram respectivamente: 193x146x144 mm [C_Benazzi_2007] [C_Frassetto_1933]. O cruzamento das linhas dos desenhos dos três planos indicou coerência volumétrica e por se tratarem de traçados ortográficos, serviram como base para a reconstrução do crânio (Fig. 21).
O crânio de um doador virtual foi importado e posicionado ao centro das projeções ortográficas (Fig. 22, A), posteriormente a malha foi deformada (detalhes e fontes mais à frente) para que se adequasse ao formato das projeções e se aproximasse da peça composta por Frassetto (Fig. 22, B, C e D).
Uma vez que o crânio estava disponível, uma série de pontos anatômicos foi distribuída pela superfície da peça e algumas projeções se tornaram viáveis. Tais projeções são efetuadas dentro do add-on OrtogOnBlender e os dados utilizados são o resultado da mensuração em um grupo de tomografias de humanos vivos de ancestralidades diferentes [C_Moraes_2022]. O objetivo inicial era saber qual seriam os limites da mandíbula, bem como dos incisivos e o formato do crânio de Dante forneceu quatro projeções, divididas em dois grupos de duas linhas, um em verde com a média geral e um em azul com a proporção. Ao se projetar as linhas, o crânio de dante indicou uma compatibilidade significativa entre as projeções na região nasolabial (ponto ns), nos incisivos a compatibilidade se mostrou maior com a proporção do que com a média, e a diferença entre uma e outra aumentou ainda mais na determinação do limite inferior da mandíbula, onde a média em verde está significativamente acima do azul, o que indica uma maior dimensão do crânio de dante no eixo Z, por conta da distância orbital frontomalar (Fig. 23).
A mandíbula do doador virtual foi então importada e ajustada aos limites propostos. A estrutura dos dentes da arcada superior indicaram uma linha menos inclinada do que a média, gerando uma leve projeção do mento. O limite inferior da mandíbula foi estabelecido pela proporção em detrimento da média e além do limite inferior, as linhas dos pontos orbitais frontomalares (fmo) serviram como base para os limites do gônio no eixo X. Foram comparadas as mandíbulas das quatro aproximações faciais, todas criadas do zero e com abordagens distintas. A única que apresentou uma significativa diferença inicial foi a da aproximação de 2021 [C_Milani_2022] que segundo o valor proposto no artigo (67 mm) ficou abaixo inclusive da média, no entanto, a mensuração efetuada no crânio completo, com a mandíbula encaixada, indicou que houve um deslocamento no eixo Z, aproximando-a das demais aproximações [C_Benazzi_2007] [C_Benazzi_2008] [C_Frassetto_1933], como pode ser observado na imagem frontal comparativa (Fig. 24). Ainda que todas as projeções indicassem um agrupamento, ao se analisar com mais detalhes, a projeção do atual trabalho ficou mais próxima a da mandíbula da aproximação de 2006 [C_Benazzi_2007] [C_Benazzi_2008].
Aproximação Facial Forense¶
Uma vez que o crânio encontrava-se completo, foi possível posicionar mais pontos relacionados a mandíbula, o que melhorou a projeção do tecido mole, em especial da dimensão dos lábios. Outra projeções disponíveis são a do nariz no eixo X, da posição dos olhos nos três eixos (X, Y, Z), o limite das asas nasais no eixo Z e a dimensão das orelhas no eixo Z (Fig. 25). Duas aulas demonstrando a colocação dos pontos e projeção das linhas pode ser encontrada na Declaração de Dados.
A projeção de estruturas do tecido mole é complementada pela distribuição de marcadores de espessura de tecido mole ao longo da superfície da malha do crânio, baseadas em medições efetuadas em indivíduos europeus de 50-59 anos, vivos, através de ultrassom [C_De_Greef_2006]. A projeção nasal utilizada é baseada em medidas trabalhadas em tomografias de indivíduos vivos de ancestralidades diferentes [C_Moraes_2021] [C_Moraes_2022] e cuja aula está disponível na Declaração de Dados. Conforme a idade avança, o ângulo inferior do nariz tente a diminuir, fazendo com que a estrutura sofra uma rotação e aponte um pouco mais para baixo. Um estudo foi utilizado e extrapolado para ser testado na faixa etária de 56 anos, correspondendo ao ângulo nasolabial médio populacional de ~88º [C_Shastri_2021], compatível com a projeção do perfil, traçado a partir das projeções disponíveis pelos diferentes métodos supracitados (Fig. 26).
Importante
Embora haja uma descrição da face de Dante presente na biografia escrita por Boccaccio, onde o mesmo descreve características físicas e faciais do poeta, o processo de aproximação facial deve seguir os dados presentes nos ossos, pois se tratam dos únicos elementos disponíveis para tal trabalho. Os autores optaram por seguir as informações objetivas, ainda que eventuais problemas estruturais possam ter acometido o crânio ou alguma lesão possa ter ocorrido em regiões como a do nariz, durante a vida do indivíduo aqui aproximado.
Diferente dos outros projetos de aproximação facial de Dante, este não mais utiliza a colocação dos principais músculos, mas uma abordagem substitutiva, a deformação anatômica [C_Sertalp_2024]. Para tal é necessário importar na cena a estrutura advinda da tomografia de um doador virtual. Tal estrutura é composta por três malhas, uma correspondente ao tecido mole facial (rosto), outra ao crânio e outra ao endocrânio (Fig. 27).
A técnica de deformação anatômica consiste em deformar a estrutura do crânio do doador até que este se equipare ao do indivíduo a ser aproximado, no caso, ao de Dante. Ao se deformar a malha do crânio, as demais sofrem a influência da reestruturação resultando tem uma face compatível com aquela em vida. As diferenças entre a projeção linear e a deformação geralmente estão abaixo de 2 mm, a única região onde tal diferença ficou maior foi logo abaixo dos lábios, incompatibilizando-se com os marcadores de espessura de tecido mole. Na região entre o tip of nose e o subnasale também houve uma pequena diferença, isso poderia de modo hipotético, ser explicado por alguma perda de estrutura no osso nasal ante mortem (lesão) ou post mortem (manipulação descuidada ou colisão), no entanto, em face aos dados disponíveis não foi possível estabelecer se houve ou não perda e os autores optaram por seguir utilizando as projeções resultantes da estrutura atual (Fig. 28). Pelo que consta em Papi (2021), era esperada uma nova análise dos ossos de Dante em 2021 [C_Papi_2021], no entanto, ao que tudo indica a mesma não aconteceu, o que seria uma oportunidade para digitalizar os ossos com as técnicas modernas e entender o que pode ter acontecido em especial na região nasal. Uma aula sobre a técnica da deformação anatômica está disponível na Declaração de Dados.
Como resultado da deformação anatômica, um endocrânio compatível com o indivíduo a ser aproximado pode ser segmentado para o levantamento posterior do volume (Fig. 29).
Seguindo o passo-a-passo descrito em [C_Abdullah_2022] o busto previamente preparado é importado e ajustado aos parâmetros trabalhados anteriormento, interpolando os dados e configurando uma face média de todas as projeções efeuadas (Fig. 30). A malha importada foi modelada com planos de quatro lados, o que facilita a escultura digital, além de já contar com a configuração prévia da pigmentação da pele e a forma que ela reagirá a luz, além disso, conta com barba, pêlos e cabelos também pré-configurados, caso sejam necessários posteriormente.
Para se adequar à faixa etária o busto passa por um processo de escultura digital, que além de trabalhar as linhas de expressão, também individualiza potenciais assimetrias, como neste caso, a provável que havia no nariz (Fig. 31).
Utilizando como base uma série de imagens atribuídas a Dante, a indumentária foi adaptada de um modelo previamente existente e ajustada ou modelada especialmente para essa reconstrução, utilizando como base de adequação estrutural as ferramentas de simulação de tecido do Blender (Fig. 32).
A parte final do projeto engloba a configuração dos materiais, as pigmentações da superfície das malhas e a iluminação da cena. O renderizador escolhido para o atual trabalho foi o Cycles, que permite a visualização interativa da iluminação de modo a permitir uma configuração mais dinâmica e intuitiva (Fig. 33).
Resultados e Discussão¶
Endocrânio e Circunferência da Cabeça¶
Atenção
Dados biográficos [C_StoBol_2024] indicam que Fabio Frassetto foi aluno de Cesare Lombroso, desenvolvedor da “teoria do homem delinquente” que segundo a qual, certas características físicas dentre elas as faciais, poderiam identificar potenciais criminosos [C_Taylor_2001]. A explanação detalhada de tal técnica foge ao escopo do presente material, mas há de se adiantar que as mensurações espaciais e volumétricas que serão apresentada na sequência nada têm a ver com as abordagens daquele período, sendo as presentes fruto de uma série de estudos modernos devidamente citados e com o grau de cautela esperado em qualquer abordagem acadêmica.
O processo de deformação anatômica gerou um endocrânio ajustado às dimensões do crânio atribuído a Dante, resultando em um volume de 1684 cm³ e uma circunferência da cabeça de 58.37 cm. Ao se plotar o gráfico com outros crânios advindos de aproximações faciais (Fig. 34), percebe-se que os volumes tanto de Dante, quanto de Petrarca (1722 cm³), se destacam na amostra, perdendo apenas, para o endocrânio de um jovem de 12-14 anos do Antigo Egito e com um potencial quadro de patologia associada (1770 cm³) [C_Best_2023].
O presente estudo se aproxima dos resultados de Frassetto (1933) que estipulou o volume de 1700 cc tanto para Dante, quanto para Petrarca [C_Frassetto_1933]. Há que se levar em consideração que tais informações foram adquiridas através de fórmulas e não com técnicas, por exemplo, de uso de sementes depositadas através do forame magno para aferir a região, isso faz com que os valores não sejam completamente precisos e o mesmo se aplica ao caso atual, pois tanto o crânio base de Dante, quanto a peça aqui utilizada, são frutos de reconstrução estrutural por modelagem, física no primeiro caso e digital no segundo. Outrossim, não há como ignorar a compatibilidade e mesmo o volume significativamente grande de tais endocrânios.
Os endocrânios de Dante e Petrarca se destacam na amostra local (n=50) [C_Moraes_2023b], mas é possível compará-los com outra mais robusta (n=89) e igualmente diversa, onde a média do endocrânio dos humanos modernos, sem distinção de sexo, é de 1328 ml (± 164) [C_Neubauer_2018] e, logo, segundo tal trabalho o crânio de Dante está a +2.12 SD (desvios padrão) acima da média e o de Petrarca +2.40 SD. Para se ter resultados ainda mais convincentes acerca da notoriedade volumétrica de tais endocrânios, é possível recorrer a um estudo mais amplo, mas que utiliza os dados do volume cerebral. Para isso é necessário inicialmente converter o volume do endocrânio em cerebral com a redução de 9,81% do valor [C_Moraes_2023], assim o cérebro de Dante teria 1519 cm³ e o de Petrarca 1553 cm³. Sabendo-se que que a partir de um estudo efetuado em 2466 cérebros masculinos adultos, a média resultante foi de 1234 cm³ (± 98) [C_Ritchie_2018], o cérebro de dante estaria a +2.91 SD (desvios padrão) acima da média e o de Petrarca +3.26 SD. É importante observar que os dados do volume cerebral se relacionam com humanos modernos, ou seja, os dois possuem um cérebro grande quando comparados à população atual.
Como abordado anteriormente, o único cérebro que superou os dois em volume foi de um indivíduo jovem (12-14 anos) com potencial quadro de patologia associada. A outra extremidade da mostra é um endocrânio de um jovem de 21 anos com microcefalia, ou seja, de um extremo ao outro apresentam-se casos cujo volume cerebral pode ter desempenhado um papel limitador nas capacidades intelectuais e motoras dos indivíduos. No entanto, se não é prova cabal de potencial intelectual e muitas vezes tal abordagem suscita acalorada discussão, um cérebro grande, desde que dentro de um escopo estrutural saudável, pode indicar uma relação com maior inteligência [C_Luders_2009] [C_Nyborg_2005] [C_McDaniel_2005]. O volume cerebral por si só não ajuda a resolver a questão e não é possível acessar os cérebros dos dois autores para que um estudo observasse regiões internas dos órgãos e aumentassem ao nível de certeza acerca de uma potencial inteligência acima da média [C_Luders_2009], mas os relatos e obras podem fornecer algumas informações sobre tal característica.
Há um certo desconhecimento público acerca de pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/SD), em linhas gerais imagina-se que um indivíduo com AH/SD seja um gênio evidente e que disponha principalmente de habilidades relacionadas a cálculo e memória, mas o espectro é mais amplo e muitas vezes mais numeroso do que se imagina. Dependendo do fator utilizado, estima-se que de 1 a 2% da população atual faça parte desde grupo e para se ter uma ideia, no ano de 1339, 18 depois da morte de Dante, sabendo-se que Florença contava com aproximadamente 90.000 habitantes [C_Salvemini_1936], haveriam lá de 900 a 1800 indivíduos com AH/SD. No entanto, é evidente que parte considerável da população passasse por sérias privações, tanto pecuniárias quanto sociais, mas esse não era o caso de Dante, uma vez que a vida financeira estável e a estrutura familiar aparentemente consistente, ao menos historicamente pelo uso do sobrenome é um elemento que permitiria a ele o bom desenvolvimento das altas habilidades [C_Abad_2016].
Joseph Renzulli desenvolveu o conceito dos três anéis, que quando se cruzam podem indicar AH/SD [C_Renzulli_2011], todos evidentemente presentes na obra de Dante, são eles:
Por outro lado, Kazimierz Dąbrowski desenvolveu o conceito de sobre-excitabilidade (SE) e seus padrões [C_Oliveira_2015] [C_Oliveira_2017], também utilizado em processos de indentificação de pessoas com AH/SD e, observando a obra e a vida de Dante, alguns deles parecem se encaixar:
Em face a todas as evidências publicadas e parcialmente aos relatos históricos é possível inferir que Dante potencialmente foi um indivíduo com AH/SD. Atesta-se então que se avolumam características indicativas de tal situação, desde as literárias até as anatômicas. Fato inegável é que a sua obra não apenas se converteu em um elemento universal de cultura, mas forneceu as bases para um dos idiomas mais populares do mundo, além de ser parte indissolúvel da nação que o tem como língua principal.
Importante
Ainda que haja uma compatibilidade significativa com os achados deste trabalho e as medições e dados publicadas em 1933, tais dados devem ser observados com cautela, uma vez que os crânios de Dante e Petrarca são frutos de uma reconstrução indireta. Uma forma de se confrontar os dados seria uma nova análise nos restos mortais, ao menos de Dante (uma vez que o crânio atribuído a Petrarca se perdeu), o que indicava que seria feito em 2021 [C_Papi_2021], mas por algum motivo ou não ocorreu ou não foi publicizado até a conclusão do presente material.
Aproximação Facial¶
Foram trabalhadas duas abordagens relacionadas a aproximação facial, uma mais objetiva e outra mais artística. A abordagem objetiva consistiu em um busto dotado dos elementos intimamente ligados aos aspectos anatômicos da aproximação e uma vez que a etapa inicial do processo foi composta apenas por dados colhidos de tomografias, isso possibilitou gerar uma face anatomicamente coerente, em escala de cinza, pois não é possível saber com exatidão a coloração da pele, a cor e formato dos olhos e afins (Fig. 37, Fig. 38, Fig. 39, Fig. 40, Fig. 41, Fig. 42, Fig. 43, Fig. 44).
A abordagem mais artística consiste em imagens com a coloração da pele e com pêlos, utilizando uma renderização com elementos lineares e cores vivas (Fig. 45, Fig. 46, Fig. 47, Fig. 48, Fig. 49, Fig. 50, Fig. 51, Fig. 52). Ainda que contenha elementos especulativos acerca da aparência do indivíduo, por se tratar de um trabalho que será apresentado ao público geral, fornece os elementos necessários para que passe um aspecto vivificado do indivíduo, muito difícil de se viabilizar apenas com a exposição do crânio e pobre de apelo visual na imagem objetiva em escala de cinza.
Conclusão¶
O presente trabalho detalhou uma série de abordagens que permitiram realizar uma aproximação facial de Dante Alighieri utilzando apenas dados disponíveis de modo online e software livre, gratuito e multiplataforma.
Agradecimentos¶
Ao Dr. Richard Gravalos, por ceder a tomografia computadorizada utilizada neste estudo. Ao Dr. Rodrigo Dornelles por avaliar o trabalho durante o processo de escrita.
Declaração de Dados¶
Projeções advindas de medidas em tomografias - aula 1 de 2: https://youtu.be/U6oYkEmfyWo
Projeções advindas de medidas em tomografias - aula 2 de 2: https://youtu.be/Vcz2e5uSFX8
Planilha com a média por grupo populacional e geral das medidas efetuadas em tomografias: https://bit.ly/3NRw2KW
Funcionamento da deformação anatômica: https://youtu.be/xig5_EcIFWA
Projeção nasal (perfil) - aula: https://youtu.be/F205kLQ–Oo
Referências Bibliográficas¶
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